Conheça Floripa

As melhores praias de Florianópolis segundo seus moradores

Escolher as melhores praias de Florianópolis pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Afinal de contas, a ilha conta com mais de 42 opções belíssimas que agradam a todos os gostos.

Bom, para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dessas melhores praias, eleitas pelos próprios moradores. Será que você já conhece todas elas?

Joaquina: as dunas são uma atração à parte

A praia da Joaquina (chamada de Joaca pelos moradores locais) é um lugar lindo no leste da ilha, cujo acesso é pela Lagoa da Conceição.

Com areias brancas e finas, o diferencial dessa praia são as dunas – atração para quem gosta de aventura, ou, ainda, de tirar belas fotos.

Mesmo que a água seja mais agitada e gelada (sempre respeite os avisos indicativos antes de entrar no mar), essa praia é muito frequentada por turistas e também por surfistas.

Jurerê: badalação e tranquilidade no norte da ilha

Essa é uma das praias mais conhecidas, então, não poderia deixar de estar no ranking das melhores praias de Florianópolis.

A praia de Jurerê fica no norte da ilha, tem águas calmas e é dividida em duas partes: a parte tradicional e a parte internacional.

Bom, mesmo que não exista uma divisão natural entre essas duas partes, é fácil descobrir.

Enquanto o lado tradicional é mais tranquilo e propício para relaxar em família (sendo mais econômico também), a praia de Jurerê Internacional (que fica mais à esquerda) é aquela conhecida por ser mais badalada e frequentada por artistas e personalidades, contando também com bares, restaurantes, muitas festas e casas de luxo.

Lagoinha do Leste: natureza quase inexplorada

Outra praia que certamente está entre as melhores praias de Florianópolis é a Lagoinha do Leste – aliás, ela já foi eleita uma das 25 melhores praias do Brasil pelos viajantes no portal Trip Advisor.

A principal característica dessa praia é a natureza selvagem e a quase inexplorada Mata Atlântica. Aliás, o local conta, ainda, com uma lagoa de água doce, formando um cenário belíssimo para se desfrutar de momentos de relaxamento.

A Lagoinha do Leste é acessível por duas trilhas: uma pelo Pântano do Sul, que dura uma hora, e a outra via Matadeiro, que dura umas três horas. Mas vale a pena, viu?

Brava: mirante para observar a beleza da paisagem

De águas cristalinas e de temperatura um pouco mais amena, a praia Brava, localizada no norte da ilha, faz jus ao nome pelo mar ser mais agitado, cenário perfeito para a prática do surfe.

O ponto alto do local é um mirante que proporciona uma vista panorâmica de toda a praia – aliás, a praia Brava é um dos lugares de partida de voos de parapente e asa delta.

Sendo uma das melhores praias de Florianópolis, o local também conta com restaurantes, hotéis e condomínios (alguns até luxuosos), e, na alta temporada, existem muitas festas com DJs.

Ilha do Campeche: águas caribenhas

Quer ainda mais paraíso dentro de Florianópolis? Esse lugar é a Ilha do Campeche, Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, e, claro, uma das melhores praias de Florianópolis.

A Ilha é acessível de barco partindo da Praia do Campeche. E vale a pena a visita: as águas são cristalinas, lembrando as famosas praias do Caribe e a areia é muito fina e bem branca. É possível, inclusive, realizar trilhas terrestres e também praticar mergulho de superfície com snorkel para conhecer a rica fauna e flora marítima.

Matadeiro: uma das melhores praias de Florianópolis para ver o nascer da Lua

A praia do Matadeiro tem conquistado muitos visitantes nos últimos anos, já entrando no ranking das melhores praias de Florianópolis.

Acessível apenas por uma mini trilha de 200 metros a partir da praia da Armação, a pequena praia preserva muita natureza e tranquilidade. Aliás, é bom levar comida de casa, já que ali não existem muitos locais para comprar.

Outro diferencial que torna a ida ao Matadeiro inesquecível é o espetáculo do nascer da lua cheia ao entardecer. A paisagem fica ainda mais deslumbrante. Então, já planeje conhecer a praia de acordo com o calendário lunar, combinado?

Olha só uma foto para te inspirar:

Veja mais