Conheça Floripa

Como é morar em Floripa? Saiba tudo sobre lazer, mercado de trabalho e infraestrutura

Praias maravilhosas, gente bonita e good vibes, vida saudável. Tudo isso nos remete a Florianópolis quando pensamos nela como referência de cidade para morar. Mas afinal de contas, como é morar em Floripa? Pode ser diferente visitar e passar uns dias conhecendo a cidade, e de fato, morar e construir uma vida. 

Floripa tem opções de lazer, mercado de trabalho e infraestrutura fora de alta temporada também. Já foi o tempo que a cidade era uma simples passagem de hippies, aldeia de pescadores, pastos e casas de veraneio. Agora Florianópolis é uma cidade de ponta e muito promissora, com ofertas de emprego para todos os setores.

Quer saber como é morar em Floripa? Acompanhe o post.

Como é morar em Floripa?

Morar em Floripa é uma oportunidade única. A Ilha é a Capital Catarinense que reúne natureza, tecnologia, estrutura e pessoas bonitas, saradas e good vibes num único lugar. 

A Ilha possui uma localização privilegiada: você pode acordar e ver um tucano voando em frente a sua janela, pode pedir carona por pessoas descoladas se precisar se locomover até a UFSC, também terá acesso às praias e aos pontos turísticos mais procurados, sem precisar percorrer distâncias. 

Não importa se você vai morar no Norte, como Canasvieiras e Jurerê, no Sul, como Campeche e Armação, no Leste, como Barra da Lagoa e Joaquina que sempre estará bem servido. A escolha vai depender do seu estilo de vida, seja urbano ou natureza e você vai achar sua moradia, se surpreendendo por viver no paraíso.

A região continental oferece uma boa localização por ser bem desenvolvida e contar com uma ampla variedade de empreendimentos comerciais. Os bairros situados nessa região, como Coqueiros e Estreito, possuem valores mais acessíveis para compra ou aluguel de moradia e também é muito bem servido pelo comércio local.

A mobilidade urbana pode ser um problema, tanto no Continente como na Ilha, principalmente pelo movimento intenso do trânsito, mas, como os bairros em geral possuem uma ótima oferta de produtos e serviços, não é necessário se deslocar até o Centro ou outra região da cidade para acessar serviços comerciais.

Opções de lazer

Se o tempo está bom, é fato que vai dar praia, onda ou Lagoa, mas as opções em Floripa não param por aí, mesmo para os mais sossegados. 

O Projeto Tamar é a atração é preferida das crianças. É o lugar ideal para ensinar os filhos o respeito pela natureza e a diversidade marinha. A sede do Projeto Tamar de Floripa é a única do Sul do Brasil. Localizada na Barra da Lagoa, exibe tanques com diversas espécies de tartarugas dos mares brasileiros, ameaçadas de extinção.

Se as praias estiverem muito agitadas e você quiser fazer um piquenique ou simplesmente tomar um banho de água doce, tem a Lagoa do Peri. Quem resolve mergulhar na Lagoa irá encontrar águas mansas e quentes. Você pode alugar caiaque ou prancha de stand-up paddle se preferir.

O segundo maior espelho d’água da cidade tem acesso pelo sul da ilha. A Lagoa está abraçada pela Mata Atlântica, é um programa para todos, pois fica dentro de um parque municipal com playground, com restaurante, área para piqueniques e com a trilha e a cachoeira da Gurita.

Importante: por ser a maior Unidade de Conservação de Florianópolis e fonte de água potável, é proibido o uso de embarcações a motor, então, lembre-se de respeitar a Mãe Natureza e dar todo o zelo que ela merece. Morar em Floripa e amar a natureza é essencial!

Mercado de trabalho

De acordo com uma pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Floripa liderou o ranking das 10 cidades em Santa Catarina que mais geraram emprego em novembro de 2020, o que mostrou que a cidade continuou firme, mesmo na crise causada pelo vírus covid-19.

Em dezembro de 2020, um grupo de 18 startups abriram centenas de vagas para contratação. A maioria das oportunidades foi destinada a home office para profissionais de TI e dos setores administrativo, comercial, operacional, financeiro e marketing e serviços. 

A demanda por profissionais ultrapassa a oferta dos formados nas instituições de ensino locais e buscar profissionais qualificados em outras cidades tem sido a solução. A Ilha do Silício nacional tem vagas sim e quer atrair mais gente em 2021, no mundo pós pandemia.

Há diversos atores de incentivo ao empreendedorismo na capital, fruto do planejamento de longo prazo, para fortalecer a área top five da cidade: o segmento de tecnologia, o maior arrecadador de impostos municipais, de acordo com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Infraestrutura

Se você não abre mão da infraestrutura e de ter tudo a mão, talvez se incomode um pouquinho com o ritmo em Floripa, que é desacelerado, comparada a outras capitais, como São Paulo e Curitiba. 

Mas ao contrário da maior parte das secretarias municipais, que convivem com cenário de redução dos orçamentos como consequência da crise da Covid-19, a Mobilidade urbana em Floripa prevê trabalhar com R$ 149 milhões em 2021, para incentivar o transporte cicloviário e operação do transporte público da Capital. 

O novo Fundo Municipal de Saneamento Básico, constituído a partir de repasses da Casan e de recursos próprios da prefeitura, deve operar com orçamento de R$ 65,7 milhões em 2021. Está no planejamento, a fiscalização das redes irregulares de esgoto e do projeto Se Liga na Rede, que fiscaliza o Rio Capivari, no Norte da Ilha. 

A tendência  é que a cidade cresça e também receba mais infraestrutura,  o que é ideal para quem deseja morar em Floripa, pois traz a segurança de que a cidade tem muito conforto a oferecer.

A Ilha da Magia esbanja qualidade de vida, diversas opções de lazer, beleza e paz para você que quer morar em Floripa. 

Conheça diversas informações sobre morar em Floripa no nosso blog. 

Veja mais