Conheça Floripa

Florianópolis e clima: como ficam as temperaturas durante o ano?

Florianópolis é uma cidade linda, com clima ameno e atividades bem diversificadas o ano inteiro, mas certamente há períodos em que o clima pode ficar “melhor ou pior”, dependendo do programa e dos diferentes públicos. Portanto, se você quer saber mais sobre Florianópolis e clima, continue a leitura.

O verão certamente é a temporada mais animada da cidade, quando há maior frequência de turistas e as praias estão excelentes: a cor da água é deslumbrante e a temperatura do mar agradável. 

Já no inverno, Florianópolis abriga programas mais acolhedores, como tomar um café ou chopp com vista para a Lagoa da Conceição. Embora a cidade permaneça encantadora o ano todo, curtir o mar e a natureza pode ser difícil. 

No período de férias — próximo ao Natal até o fim do Carnaval — os engarrafamentos no horário de saída das praias são absurdos. Uma boa alternativa para amenizar os efeitos do trânsito é curtir a Ilha em outras épocas e é isso que nós vamos te mostrar.

Saiba como fica Florianópolis e clima durante todo o ano.

1) Verão

De dezembro a fevereiro temos os meses mais quentes, com temperaturas na faixa dos 32ºC, mas que podem alcançar os 40ºC. É quando Floripa estará lotada de turistas. 

Nesses meses, o melhor é se hospedar direto na praia que você quer frequentar – ou, se for a outra praia, sair bem cedo e voltar cedo para casa, para evitar ficar preso no trânsito. Se você gosta do lado Norte da Ilha, a melhor sugestão é Canasvieiras, pertinho da Ilha do Francês, cujas águas equivalem ao Caribe, sem exageros.

 2) Outono 

Na chegada do Outono, entre o final de março e o início de abril, a temperatura ainda é compatível para ir à praia (em março as máximas chegam a 30ºC e em abril a 27ºC), e o volume de chuvas tende a diminuir: a média em abril é abaixo dos 100mm. 

É a temporada preferida dos argentinos e uruguaios, que não precisam de tanto calorão como os brasileiros. Além disso, é a melhor época para curtir sem lotação. Que tal aproveitar o trânsito tranquilo e se aventurar no Sul da Ilha, nas praias do Matadeiro e a Lagoinha do Leste?

Já em maio, o vento sul começa a soprar forte, mas as temperaturas ainda são agradáveis: a temperatura média máxima é de 23ºC. Mas veranicos acontecem… e o tempo costuma ser firme. É como janeiro em Miami: pode ficar frio demais para ir à praia, mas também pode dar uma praia legal, se você gosta de uma brisa para estender a sua canga na areia tomando um chimarrão.

3) Inverno 

Florianópolis costuma ter um inverno ameno, ou seja, você vai ter que usar um casaquinho, mas sem reclamar que está frio demais. As chuvas ficam abaixo dos 100mm em junho, julho e agosto. Mas com máximas na casa dos 20ºC e mínimas de 12ºC, difícil para quem gosta de entrar no mar sem usar roupas neoprene. 

Entre julho e agosto dá para fazer observação (terrestre) das baleias francas, que podem ser avistadas no Sul da Ilha, principalmente na Praia da Armação. Leve seu binóculos, sua família ou amigos e desfrute o passeio.

4) Primavera

As chuvas são constantes nessa época do ano e a temperatura média é entre 18ºC e 25ºC. Entre setembro a novembro o tempo é imprevisível, com passagem de muitas frentes frias que trazem dias nublados e chuvosos em sequência, acompanhados de frio com fortes ventos. Se você quer conhecer alguma praia em Floripa, é melhor evitar essa época.

A boa notícia é que em novembro o termômetro começa a subir novamente. A llha toma para si toda a beleza colorida da estação: flores e céu azul, com aromas e beija-flores em cada canto. Novembro traz a vantagem de você desfrutar com leveza e tranquilidade, antes dos turistas chegarem. Tudo isso com a segurança e conforto que só uma das melhores capitais do país é capaz de proporcionar. 

Já deu pra ter uma ideia de como ficam as temperaturas durante o ano em Florianópolis? 

Não deixe de conferir nossas opções de imóveis e também várias dicas sobre nosso blog com tudo o que você precisa saber sobre Florianópolis.

Veja mais