Conheça Floripa

Lagoa da Conceição: tudo o que você deve saber sobre a região

Considerada a alma de Florianópolis, a Lagoa da Conceição fica na parte leste da Ilha, bem do lado que o sol nasce, com uma paisagem deslumbrante em cada ângulo que você olha. É a maior lagoa da cidade, com água salobra – “mistura” de água salgada e água doce em termos de quantidade de sais minerais.

A Lagoa da Conceição possui infraestrutura capaz de satisfazer a todos os públicos, desde ótimos restaurantes, casas noturnas, bares e shows. O lugar é referência na Ilha como um dos bairros mais apreciados, com alguns dos mais incríveis imóveis de Floripa.

Todo ano recebe turistas do mundo todo sem perder suas raízes, com a cultura da renda e da pesca. A Lagoa nos convida a sair do sofá para praticar as mais variadas modalidades esportivas, como o caiaque, ou stand up, windsurf, pesca ou fugir da rotina para um passeio de barco. 

A charmosa Lagoa da Conceição nos leva a querer visitar e saber mais sobre o lugar. Então, antes de sair correndo para fazer as malas, leia este post e conheça tudo o que você precisa saber sobre a região. 

Recepção calorosa

A primeira visão que temos da Lagoa da Conceição é o Mirante da Lagoa, no Morro da Lagoa ou Morro das Sete Voltas. É um dos cartões postais mais conhecidos com vegetação preservada, diversas tonalidades da Lagoa e vista para o mar. 

Do Mirante dá pra ver as partes Sul e Norte da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, as dunas da Joaquina, a Praia Mole, a Ilha do Xavier, a Praia da Joaquina, a Praia do Campeche e a ponta da Ilha do Campeche. Um momento especial é a lua cheia que fica linda vista do mirante.

Se você vem de carro, pode seguir para a Rodovia Admar Gonzaga (SC-404), 4715 na Lagoa da Conceição. A visita e o estacionamento são gratuitos. Existem várias linhas de ônibus que passam pelo local, coloque no Google Maps que ele atualiza os horários e linhas.

É nesse mesmo Morro que tem um pouso de parapente e a vista de cima é realmente de tirar o fôlego, então não deixe essa experiência passar.

Avenida das Rendeiras e Centrinho

A Avenida das Rendeiras faz a honra às rendeiras da cidade, que herdaram a tradição dos imigrantes açorianos e produzem diversas peças feitas de rendas de bilro, uma verdadeira obra de arte. Ainda hoje, elas estão espalhadas por toda a Ilha, especialmente na praia da Armação e na Costa da Lagoa.

Na Avenida das Rendeiras e nos arredores, tem bares, restaurantes, cafés, baladas que atende a diversos públicos, com opções para quem quer tomar um café ou fazer um lanche de frente pra Lagoa no final de tarde ou para quem quer ir a uma balada.

O Centrinho da Lagoa dá acesso a praça do Centro Cultural. Aos domingos tem feira de artesanato (FEIRARTE) com mais de 80 artesãos, shows, apresentações e eventos culturais. Nos arredores, tem o mini shopping Via Lagoa com lojas, bancos 24 horas e uma pequena praça de alimentação.

O comércio da Lagoa tem todos serviços: banca de jornal, chaveiro, supermercados, farmácias, etc. É um lugar estratégico para investir em um imóvel vivendo no paraíso, cercado de macacos pregos, saguis e tucanos. Também há diversas oportunidades de trabalho, principalmente no verão.

A cultura local vem sendo preservada através das gerações, a região da Ponta das Almas é um sítio arqueológico com pontas de flechas e sambaquis e também uma área para praticar windsurf. Vale a pena caminhar até a Ponta das Almas a pé, serpenteando a Lagoa com os pés na água. 

Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é muito especial, pois abriga uma vila muito antiga de pescadores. O acesso é somente por trilha ou barco, e sem dúvida é um dos lugares mais belos de toda a Florianópolis.

Na ponte da Lagoa da Conceição tem barcos que levam para a Costa da Lagoa, e vai até os restaurantes. É um passeio ideal para comer frutos do mar e passar o dia se deliciando entre uma cerveja gelada, boa comida e se refrescar nas águas calmas da Lagoa da Conceição ou na Cachoeira da Costa da Lagoa.

Se você for fazer o Caminho da Costa da Lagoa a pé, vai levar em torno de 1 hora para chegar até a cachoeira e os restaurantes. A trilha é bem sinalizada e toda a sua extensão tem sombra. 

Você verá construções antigas do período colonial, com moinhos de farinha e casarões construídos por escravos. A mais famosa é a casa da dona Lóquinha, antiga moradora que costumava servir café para os transeuntes que chegavam a pé ou a cavalo. 

Caso você fique cansado e queira caminhar somente na ida, existe a opção de voltar de barco.

Praias da Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição não é fraca de praias e qualquer uma delas tem um visual à parte.

  1. Praia da Joaquina: é onde acontecem os campeonatos mundiais de surf, ondas boas e surfistas não faltam por ali. Não deixe de praticar o sandboard nas dunas da Joaca e pedir uma porção de camarão de frente pro mar.
  2. Praia Mole: “a vida é dura, mas a Praia é Mole”, já diz o ditado manezinho. É onde a galerinha saudável se encontra e passa o dia, com ondas grandes e perfeitas para o surf, muito procurada sobretudo no verão, a dica é chegar sempre bem cedo ou ir em dias de semana.
  3. Praia da Galheta: é uma praia diferenciada por ter o nudismo liberado, e tem uma energia good vibe, principalmente no dia 2 de fevereiro, onde ocorre as festas em homenagem a Iemanjá. Você pode fazer uma trilha curta e apreciar todo o lado Leste da Ilha, a Barra da Lagoa e a Praia de Moçambique.

Checklist do que fazer na Lagoa da Conceição

As opções são excelentes no bairro mais badalado de Floripa, então você não pode reclamar de tédio ao passar pela Lagoa da Conceição. Fizemos um checklist para você com as melhores opções:

  1. Parar no Mirante da Lagoa da Conceição e tirar uma foto;
  2. Passear pela Costa da Lagoa;
  3. Lanchar na Avenida das Rendeiras;
  4. Surfar na Joaquina;
  5. Caminhar na Praia da Galheta;
  6. Pegar um sol na Praia Mole;
  7. Comprar uma lembrancinha na feira de artesanato;
  8. Praticar esportes náuticos;
  9. Voar de Parapente.

Gostou dessas dicas sobre tudo o que você deve saber sobre a Lagoa da Conceição? 

Em nosso blog temos vários artigos para você conhecer outros bairros de Floripa, não deixe de conferir.

Veja mais