Morar em Florianópolis é tão surreal e diferente das demais capitais que, para quem nunca pisou na Ilha, ler ou ouvir falar tão bem de uma cidade pode parecer um exagero.
Fizemos a seguinte pergunta: “o que você acha de morar em Florianópolis?”, tanto para moradores locais, quanto para pessoas que chegaram depois. Também pedimos aos entrevistados para falarem um pouco sobre a infraestrutura, a segurança, o lazer e a natureza.
Acompanhe tudo sobre morar em Florianópolis e saiba o que acham os moradores atuais.
Depoimentos
“Floripa é incrível quando se busca uma cidade que mistura urbanidade e natureza, tem trilhas e praias acessíveis em todos os cantos e é muito segura além de ser uma cidade hospitaleira.
Vejo dois pontos negativos, o trânsito que temos em alta temporada e, de modo geral, aluguéis e custo de vida altos, em comparação com outras capitais.”
Fernando Bertolini, designer de produto.
“Sendo “manezinha” confesso que não valorizava a graça de morar na Ilha da Magia, mas passei uns anos na “Cidade de Pedra” em São Paulo e só então percebi o quão delicioso é viver em Floripa.
O contato com a mais bela e pura natureza, o ar puro, os animais e a energia de paz são indescritíveis. Certamente é uma experiência que vale colocar no livro da vida.
Se tem uma dica que daria para alguém que queira fugir da correria e loucura do dia-a-dia é: venha para Floripa se reenergizar.”
Vanessa Broering, modelo.
“Eu me apaixonei pela cidade e amo morar em Floripa! Uso o postinho de saúde perto de casa, e me atende bem. No bairro tem mercado, farmácia, igreja, feirinha às terças e creche. Eu acho uma região muito boa. Sem falar na praia pertinho de casa que é linda!
No futuro, seria interessante se tivéssemos mais eventos teatrais, sinto falta de algo assim. Então o lazer é focado mesmo em praias e trilhas, o que não deixa a desejar pois Floripa é belíssima e fico muito feliz de poder desfrutar desse tempo aqui.”
Kelly Lima, aeroviária.
“Morar em Florianópolis é poder estar cercado pela natureza. Uma cidade com clima agradável e com muitas atividades ao ar livre. Para os adeptos ao estilo de vida saudável é sem dúvida o lugar ideal!
Apesar de ser uma capital, Florianópolis em muitos aspectos se apresenta como uma cidade interiorana.
Existe um problema sério de mobilidade urbana e um crescimento desenfreado. A cidade parece não ter um plano diretor de longo prazo que vise a qualidade de seus residentes. Com o aumento populacional dos últimos 20 anos e a falta de investimento em Cultura e atividades de cunho social, tem aumentado o número da população de rua, assim como os casos de violência e roubos.
Entretanto, se comparado a outros lugares Florianópolis ainda sim pode ser considerada uma cidade segura”.
Ulisses Farias, professor de inglês.
“Morar em Floripa é um presente que há muito tempo esperava! Tenho perto o desbunde de toda a mata Atlântica aliada com o Pai Mar que muito desafoga das atribulações rotineiras. E de outro lado o dinamismo, estrutura e praticidade que encontro na cidade, facilitando o ir e vir para diversas partes. A segurança depende de onde você anda, e até agora me sinto bem seguro. A diversidade de natureza é o que mais adoro, podendo ir de um lado pro outro com a estrutura que a cidade dá.”
Amany Rocco Kaiser, artesão.
“É um sonho morar na Ilha da Magia!
Enquanto caminho pelas ruas, me deparo com macacos pregos, jacarés e uma vasta vegetação que nem parece que estou numa cidade grande. A cidade me fez desacelerar muito depois que me mudei, e posso dizer que morar em Floripa me faz muito feliz. Todas as cidades deveriam ser assim, em equilíbrio com a natureza.
Floripa está crescendo rápido e o saneamento básico, calçamento e linhas de ônibus de qualidade ainda não são para todos e deixam a desejar.
Comparada com outras capitais, é segura principalmente para mulheres (podemos caminhar à noite na maioria dos lugares) e crianças (sim, crianças brincam na rua tranquilamente em Floripa).”
Leticia Spier, terapeuta.
“Eu amo morar em Floripa e me sinto privilegiada por morar perto do mar e de cachoeiras, pois são nesses lugares que eu gosto de passear e relaxar.
Eu moro no Sul da Ilha, que é uma região com pouca estrutura, mas eu gosto de lugares com “carinha” de sítio.
Como moro na Ilha há muitos anos, tenho medo que ela perca essas características e vire uma megalópole que devasta e polui a natureza, além de pôr em risco a segurança.”
Gisele Solla, empreendedora.
Após ler esses relatos sobre morar em Florianópolis, não parece errado dizer que Floripa é uma cidade maravilhosa de se ver e se viver, não é mesmo?
Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias, a cidade proporciona uma qualidade de vida ímpar, longe do estresse e do caos urbano. Esse é o diferencial, e muitas pessoas mudam radicalmente, para melhor, depois que optam por começar uma nova vida em Florianópolis.
Se você quer saber tudo sobre morar em Florianópolis, conheça o nosso blog com conteúdos sobre os principais bairros, as melhores praias para visitar, qual é o custo de vida para morar e como é o mercado de trabalho.