Conheça Floripa

Onde morar em Florianópolis: saiba tudo sobre as melhores regiões

Está procurando onde morar em Florianópolis? Então você precisa ler esse conteúdo, com dicas dos melhores bairros de Florianópolis, de acordo com a região.

Florianópolis, também conhecida como Ilha da Magia, vai muito além de praias e belezas naturais de tirar o fôlego. Seus bairros contém infraestrutura completa e várias opções de lazer para você aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.

Confira.

Conheça Florianópolis

A ilha de Santa Catarina faz parte de um arquipélago composto por mais de 30 ilhas e está dividida em 5 regiões, 13 distritos e 49 bairros. A maioria deles ocupa a porção insular da cidade, ou seja, a extensão territorial da Ilha de Santa Catarina. 

Apenas 2,77% do território do município está no continente, que faz divisa com o município de São José. As regiões da cidade são: Central, Norte, Leste, Sul e Continental.

Como é uma Ilha geograficamente comprida e estreita, se você quer saber onde morar em Florianópolis, terá a importante missão de encontrar o imóvel ideal, localizado em um bairro que atenda às suas necessidades, para evitar stress com trânsito e deslocamento.

Região Norte 

A região Norte da Ilha não se resume somente às praias, há vários bares e pubs para todos os gostos, localizados principalmente nos bairros de Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses. Além disso, o ecoturismo e esportes radicais são possibilidades interessantes, pois a natureza é muito presente.

O Norte da Ilha segue o caminho do crescimento tecnológico da região com a construção do Sapiens Parque, conhecido como o “maior parque de tecnologia e inovação do Brasil”, é um local em que empreendedorismo, talento e criatividade se unem aos principais setores econômicos de Florianópolis.  

Canasvieiras

Morar no bairro Canasvieiras tem um ótimo custo-benefício, pois o bairro proporciona ampla variedade de comércio e é bastante propício para empresários e outros profissionais, para trabalhar e viver tranquilamente, por ser uma região calma durante quase todo o ano.

Os residenciais presentes no bairro são excelentes para quem quer morar pertinho da praia e desfrutar de lindas paisagens naturais. Além disso, Canasvieiras localiza-se a 25 km do Centro, com fácil deslocamento pela SC. 

Jurerê Internacional 

Considerado um dos melhores bairros para morar em Florianópolis, Jurerê conta com uma infraestrutura completa para quem quer viver longe da correria da capital, bem como evitar o trânsito, já que não é preciso grandes deslocamentos para encontrar mercados, escolas, farmácias e serviços.

A vida noturna em Jurerê também costuma ser muito badalada. Se você é do tipo de pessoa que gosta de sair para curtir a noite, aproveitar uma boa comida ou ir a um barzinho, esse bairro pode ser uma ótima opção.

No entanto, apesar da infraestrutura completa, vale lembrar que Jurerê fica longe do novo aeroporto e do Sul da Ilha.

Região Central 

O Centro é o marco histórico, político, comercial e cultural da cidade. Considerado o mais antigo núcleo de povoamento da Ilha, a região central é o ponto principal de toda a trama urbana.

No Centro e arredores estão os prédios que abrigam os poderes Judiciário e Legislativo do Estado, a Prefeitura Municipal e dezenas de repartições públicas, escolas, bancos, empresas, centro de convenções, restaurantes, bares, lojas e shoppings.

É por isso que a região central também é uma das melhores opções para quem deseja saber onde morar em Floripa – principalmente para aqueles que trabalham ou estudam pela região.

Córrego Grande 

Bairro universitário da Ilha, tem tudo pertinho e permite uma vida a pé. O bairro se destaca pela proximidade com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Morar no Córrego Grande é estar no caminho de avenidas que te ligam ao centro da cidade e também a Rodovia SC-401 e a parte Leste, como a Joaquina e a Lagoa da Conceição. O bairro recebe diariamente linhas de ônibus executivas, os chamados amarelinhos, e também o transporte convencional.

Há dois dos principais parques da cidade e o bairro é todo cercado de área verde: o Parque Linear e o Parque Ecológico ou Horto Florestal e a Cachoeira do Poção, isso mesmo, uma cachoeira de água cristalina perto das casas e prédios.

Itacorubi

Além de ser um ótimo bairro para morar, o Itacorubi é um dos bairros de Floripa que fomenta a tecnologia. Pertinho dali, está localizado um parque tecnológico, que abriga um número grande de empresas de ponta. Além disso, conta com empresas importantes da capital, como FIESC, EPAGRI, CREA entre outras.

O bairro conta com ensino de ponta, como a Escola Sarapiquá, famosa pelo excelente ensino. Outro destaque para o Itacorubi é a presença da UDESC, do Jardim Botânico, do Parque São Jorge e do Shopping Itacorubi.

O bairro possui um forte comércio localizado na Avenida Madre Benvenuta, tem diversas facilidades para o dia a dia, como padarias, mercados e farmácias. Um dos grandes destaques é o Mercado São Jorge, local que reúne pizzaria, café e opções vegetarianas.

Região Leste 

A região Leste se destaca principalmente pela Lagoa da Conceição. Repleta de beleza natural, riqueza gastronômica e feiras culturais, a Lagoa reúne praias, dunas, montanhas e a maior laguna de Floripa. Também é uma região muito privilegiada para morar, com vista para a Lagoa e para o mar.

As águas da Lagoa incentivam a prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf, stand-up paddle, vela e canoagem. A região foi a primeira freguesia da cidade e algumas das construções da época colonial ainda permanecem preservadas. 

O centrinho da Lagoa e a Avenida das Rendeiras concentram uma diversidade de bares, mercados, farmácias, lojas, restaurantes, feiras de artesanato e pubs. Vale uma visita ao Mirante do Morro da Lagoa e tomar um caldo de cana admirando a paisagem.

Barra da Lagoa 

Considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha, a Barra da Lagoa é conhecida pela cordialidade dos seus moradores nativos e pelas belezas naturais. A praia atrai turistas estrangeiros, isso porque é a mais estruturada da Costa Leste, dispondo de várias opções de casas, mercados, comércio e restaurantes. 

O Canal da Barra, única ligação das águas salobras da Lagoa, divide a comunidade. De um lado da ponte, com acesso por uma pequena trilha, é possível se banhar nas piscinas naturais da Barra da Lagoa: um paraíso de águas cristalinas, rodeado por grandes pedras e vegetação. 

É também na Barra que se encontra o Projeto Tamar Floripa, que realiza o trabalho de conscientização e educação ambiental, para minimizar os efeitos predatórios e poluentes sobre as tartarugas marinhas.

Canto dos Araçás 

É uma das regiões mais preservadas e um dos bairros mais charmosos do Leste da Ilha. A região é tombada pelo município como Área de Preservação Permanente (APP). Não é raro encontrar macacos pregos nos postes de luz ou nas árvores, tentando roubar comida dos moradores.

No final do Canto dos Araçás há uma trilha chamada Caminhos da Costa da Lagoa, considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados. Existem apenas duas formas de acesso – por barco ou por trilha.

O Canto dos Araçás une a natureza com o prático do dia a dia, é um bairro residencial ao lado do Centrinho da Lagoa, com academias, mercados, escolas e tudo próximo. 

Região Sul 

Com arquitetura da época do Brasil colonial, a freguesia do Ribeirão da Ilha concentra um corredor gastronômico baseado em ostras e mariscos. Na porção sudeste chama atenção pelas trilhas cercadas de Mata Atlântica e praias com ondas medianas, ideais para a prática do surf.

Há também o Parque da Lagoa do Peri, onde está o principal manancial de água doce que abastece boa parte da cidade. O principal destaque da região é a Ilha do Campeche, que possui águas cristalinas, próprias para o mergulho, sítios arqueológicos e quiosques.

Campeche 

Antiga comunidade pesqueira, o Campeche vem perdendo o ar rústico e praieiro e se transformando em um bairro misto, com comércio, creches, posto de saúde, prédios e condomínios residenciais.

O principal fato que tem impulsionado essa mudança é a proximidade com a região central da cidade, que atrai pessoas que buscam qualidade de vida por meio da prática de esportes e do contato com a natureza, sem abrir mão das facilidades urbanas.

O bairro também está aberto para novos empreendimentos, o que contribui com a lucratividade do local e o bem estar da população. Se você pensa em abrir o próprio negócio, a parada no Campeche é obrigatória.

Rio Tavares

É um bairro de grande importância no contexto espacial da cidade por ser a principal artéria de ligação entre todas as regiões com o Sul da Ilha, uma vez que duas das três únicas vias de acesso cortam o bairro nos sentidos oeste-sudeste e norte-sul.

É por este motivo que o bairro concentra uma grande variedade de lojas comerciais ao longo das rodovias SC-405 e Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, com destaque para os ramos de móveis, materiais de construção e automóveis.

O Rio Tavares também exerce um papel ambiental importante, uma vez que parte do bairro concentra três unidades de preservação que abrigam duas grandes áreas verdes e um manancial de água doce.

Continente

Por último, mas não menos importante, temos o outro lado da ponte. A região continental é o único meio de acesso à Ilha de Santa Catarina e um dos núcleos habitacionais e comerciais mais dinâmicos da cidade. 

Com uma orla belíssima dos bairros Estreito, Balneário e Canto, a pedida é curtir a Beira Mar Continental, a nova menina dos olhos. Principal via de trânsito ao longo da orla, tornou-se um dos pontos com visão panorâmica mais bonitos da cidade, além de um espaço de lazer e diversão para moradores e turistas.

Estreito

O bairro Estreito é o bairro mais próximo da Ilha. É uma região dinâmica, pois mescla condomínios e prédios residenciais com uma verdadeira infinidade de opções em termos de comércio e lazer.

A principal avenida do bairro chama-se Fúlvio Aducci e é nela que se concentra o setor comercial, as opções gastronômicas e filiais de grandes redes atacadistas.

Importantes órgãos públicos e unidades militares estão no Estreito, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Escola de Aprendizes Marinheiros, o 63º Batalhão de Infantaria e o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

Jardim Atlântico

Morar no Jardim Atlântico pode ser vantajoso se você trabalha no município vizinho São José, o bairro está praticamente no meio do caminho. Na divisa com o bairro Barreiros, se o seu trabalho for em uma das duas cidades, a mobilidade será facilitada, proporcionando mais qualidade de vida ao seu dia a dia. 

Ao longo da Avenida Marinheiro Max Schramm, está o principal núcleo comercial da região, com filiais de grandes redes de supermercados e um grande número de restaurantes, bares e lojas. Na Avenida Atlântica, você também encontra diversas opções de comércio.

No cruzamento com a Rua Felipe Neves, há uma grande área de lazer, com playground, bancos, pista de skate e campo de futebol. Todas essas facilidades devem ser consideradas na hora da escolha do seu imóvel, já que proporcionam uma grande economia de tempo e tranquilidade.

Você pode avaliar esses bairros para saber onde morar em Florianópolis pesquisando sobre o local ou mesmo visitando a região, mas contar com a ajuda de profissionais para orientar você neste momento faz toda a diferença. 

Uma imobiliária facilitará os processos e garantirá que você faça um bom negócio, seguindo todas as normas exigidas por lei. Além disso, conversando com quem entende do assunto, a escolha será muito mais fácil e pode simplificar a sua busca.

Veja mais