Conheça Floripa

Praia da Joaquina: tudo o que você deve saber sobre a região

Há mais ou menos 50 anos, a Praia da Joaquina, ou “Joaca”, se tornou um point do surf, devido às grandes ondas que quebram ali. Hoje o surf é tão forte, com campeonatos importantes e surfistas vindos do mundo todo, que tem uma rua com o nome de “Beco dos Surfistas”.

Não é apenas o cenário do surf que predomina na região. Joaquina tem estrutura para o vôlei de praia, o futevôlei e o sandboard e fica nos arredores da Avenida das Rendeiras que é muito movimentada, não só por turistas, mas por pessoas que gostam do estilo de vida e optam por morar lá. 

Mas será que a Praia da Joaquina possui infraestrutura e tem tudo o que você precisa para morar bem? Conheça neste post a Praia da Joaquina e tudo o que você deve saber sobre a região!

As lendas da Joaquina 

Florianópolis é uma Ilha cercada de histórias, contos e misticismo e a Praia da Joaquina não poderia ser diferente. As lendas trazem que Joaquina foi uma moça descendente dos açorianos do século 19 e vivia nos arredores da Praia.

A moça teria se apaixonado por um pescador e em uma das saídas do homem para pescar, Joaquina sonhou que seu amado a esperava no fundo do mar. Apaixonada, Joaquina teria entrado na água. Uma onda forte a lançou para o fundo e assim, ela morreu afogada. 

Uma outra versão menos famosa, é que a Joaquina era uma moça virgem de cerca de 20 anos que pertencia à alta sociedade e perdeu a virgindade em um rancho construído próximo das pedras da praia.

Como chegar 

A Praia da Joaquina é cercada de vegetação que é uma Área de Preservação Permanente (APP) de um lado e dunas do outro, então só há um caminho que leva até a orla.

No final da Avenida das Rendeiras, siga pela direita. Na Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, você verá um cruzamento, o caminho à esquerda é para quem vai para as praias Mole, Barra da Lagoa e Moçambique. Então siga reto que em 10 minutos de carro você chegará à Praia da Joaquina. 

Ao final da rua, tem estacionamento pago (em alta temporada) para você deixar o seu carro. Se você não quiser se estressar com engarrafamento e trânsito parado, vá de ônibus mesmo. É só pegar o “Joaquina” no Terminal da Lagoa da Conceição (Tilag). Esse ônibus tem frota aumentada todo verão. 

O que fazer 

A Praia da Joaquina fica ao lado da Praia do Campeche e você pode atravessar as duas fazendo uma caminhada de 40 minutos, seguindo pela direita. A esquerda, tem a Ponta do Retiro, lugar onde os surfistas pegam ondas mais altas. Por isso, não entre nesta parte da praia, pois os afogamentos ali são comuns. 

Logo no início da orla, há bares, hotéis, lojas e restaurantes. Também há um posto salva vidas, vários chuveiros públicos, quadra para vôlei de praia e muito agito. Em noites de lua cheia, sempre tem alguém que traz um violão pra fazer um luau.  Então, você tem todo o conforto para curtir o dia e talvez até o início da noite a vontade. 

Para quem gosta de aventuras, a praia da Joaquina é o lugar certo. O sandboard nas dunas é um dos maiores atrativos da região e é uma ótima opção tanto para adultos como para crianças. A escalada é cansativa, mas descer de prancha não tem preço.

E para quem quer agito, além dos barzinhos de frente para o mar, você pode ir até a Avenida das Rendeiras e curtir a noite com forró, música eletrônica, reggae, sertanejo ou você pode simplesmente tomar uma cervejinha de fim de tarde com amigos.

Como é morar na Joaquina?

É um encanto e um privilégio morar na Praia da Joaquina. A região tem tudo próximo e acessível, pois fica ao lado da Avenida das Rendeiras, onde circulam diversos ônibus e também tem farmácias, supermercados, lojas e conveniências. 

Se você gosta de apartamentos, condomínios fechados ou sobrados grandes, talvez a Praia da Joaquina não seja para você. A Praia da Joaquina tem como marca registrada o estilo de vida praiano e descolado, com residências arejadas e cercadas de verde.

Mas verdade seja dita: o estilo good vibe é o que Floripa tem de melhor e se difere das demais capitais, pois a violência passa longe da Praia da Joaquina Assim, você vai poder aderir a uma rotina saudável praticando esportes, além de morar perto do mar e desfrutar de muita paz e tranquilidade.

Veja mais